Cirurgia Ginecológica

o que e cirurgia ginecologica

Cirurgia ginecológica é uma especialidade médica responsável pelo tratamento de patologias que acometem os órgãos do sistema reprodutor feminino.

Atualmente podemos destacar 3 patologias como sendo as principais responsáveis pelas intervenções cirúrgicas na mulher, são elas:

Por serem estas patologias responsáveis por aproximadamente 70% das intervenções cirúrgicas do aparelho reprodutor feminino vamos neste blog descrever estas patologias e as intervenções cirúrgicas mais utilizados no seu tratamento.

Nas últimas décadas podemos presenciar um grande avanço nas técnicas cirúrgicas utilizadas no tratamento das patologias do sistema reprodutor feminino.

Inicialmente com a implementação de práticas de assepsia, desenvolvimento de técnicas de anestesia e surgimento dos antibióticos, o tratamento das patologias ginecológicas tornou se possível através de cirurgias denominadas como laparotomias.

Onde eram realizadas incisões na parede abdominal permitindo ao cirurgião ter acesso a cavidade abdominal podendo realizar o procedimento proposto.

A partir da década de 80, com o desenvolvimento de equipamentos capazes de captar e transmitir imagens para um sistema de vídeo, as cirurgias passaram a ser realizadas através de técnicas de videocirurgia.

Estas técnicas chamadas de minimamente invasivas permitem ao cirurgião realizar o procedimento sem a abertura da cavidade abdominal. O instrumental cirúrgico é introduzido no abdomem através de pequenas incisões e as imagens são captadas e transmitidas por um sistema de vídeo a um monitor, por onde o cirurgião acompanha a realização do procedimento.

As técnicas minimamente invasivas permitiram a realização de procedimentos cirúrgicos através de pequenas incisões levando a menores índices de infecções, alta hospitalar precoce, utilização de doses menores de analgésicos e principalmente melhor recuperação da paciente e retorno as suas atividades habituais.

O mais recente avanço na área de cirurgia ginecológica foi a cirurgia robótica. Esta plataforma permite ao cirurgião realizar o procedimento através de um mecanismo robótico.

Esta técnica já é utilizada em grande escala nos hospitais americanos e atualmente vem crescendo também aqui no Brasil.